sábado, 2 de julho de 2011

Festa do Imaculado Coração de Maria


Liturgicamente a festa do Imaculado Coração de Maria deve ser celebrada no sábado seguinte a festa do Sagrado Coração de Jesus, mostrando que estes sacratíssimos corações estão de certa forma inserparáveis.

Embora a devoção aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria remontem aos Santos Padres da idade média, foi São João Eudes (1601-1680) foi o grande promotor do culto litúrigco que se devia tornar em devoção e patrimônio dos fiéis. A festa do Imaculado Coração tornou-se pública a partir de 1648 entrando assim na liturgia comun, e a partir daí, muitos bispos autorizaram nas próprias dioceses o culto ao coração de Maria.

Porém, foi a partir das aparições em Fátima que esta devoção verdadeiramente tomou uma grande força, visto ter sido um pedido expresso de Nossa Senhora para toda a Igreja.

Foi no dia 13 de junho de 1917 em Fátima, que a Santíssima Virgem Maria apresentou aos três pastorinhos o seu Sacratíssimo Coração, circundado por espinhos, pedindo repação para tal agravo e pronunciando estas palavras: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.”
...Vistes o inferno, para onde vãos as pobres almas dos pecadores...
-Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.

Foi no dia 04 de maio do ano de 1944 que o Venerável Servo de Deus, Papa Pio XII, ordenou que a festa do Imaculado Coração de Maria fosse observada em toda a Igreja, em vista da sempre amorosa e necessária intercessão de Nossa Senhora.

Em meados do ano de 1946 o Venerável Pio XII congrada todo o gênero humano ao Imaculado Coração de Maria. E no dia 25 de março de 1984, então Papa João Paulo II realizou na Basílica de São Pedro, acompanhado por uma multidão de mais de 150 mil peregrinos e diante da imagem da Virgem peregrina de Fátima, vinda de Portugal, proferiu a solene consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria em união espiritual com os bispos do mundo inteiro.

Nas aparições da Virgem Maria á Irmã Lucia, na Espanha ela pede reparação pelas ofensas, rezar pela conversão dos pecadores, confessando, comungando, e recitando o Santo Terço ao longo de cinco meses seguidos e sempre no primeiro sábado do mês.

O Santo Padre, o Papa Bento XVI, assim nos exorta sobre a devoção: “Vemos que o coração de Maria é visitado pela graça do Pai, é penetrado pela força do Espírito e impulsionado interiormente pelo filho; isto é vemos um coração humano perfeitamente introduzido no dinamismo da Santissima Trindade.”

Que o Imaculado Coração de Maria seja nosso seguro refúgio. Amém !

Nenhum comentário:

Postar um comentário